Medo!
- Andréa Martinez
- 4 de out. de 2021
- 1 min de leitura

O medo não é sinal de fraqueza ou covardia. É uma reação involuntária e natural do ser humano.
O medo está associado ao instinto de sobrevivência.
Neste caso iremos falar do medo quando pensamos em criar um negócio e que às vezes impede-nos de avançar.
Primeiro, faz a seguinte pergunta: porque tens medo? Tens medo do quê? Tens medo de sair do teu emprego atual e que o teu negócio falhe? Tens medo de perder dinheiro? Tens medo de não teres apoio da tua família? Tens medo, porque nunca criaste um negócio ou empresa? Tens medo de não seres capaz? Tens medo de não conseguires obter clientes?
Se for preciso escreve no papel os teus medos e o porquê. Depois terás que analisar e estudar o teu medo.
Por exemplo: Tens medo de sair do teu emprego e criar um negócio teu. Porque tens medo? Tens medo de investir e de não lucrar? Tens medo de não conseguires clientes? Depois, escreve tudo que podes fazer para minimizar essas situações. Neste caso, talvez é melhor teres conhecimento de causa, ter o negócio bem estruturado e definido, antes de saires do emprego. Ter um bom plano de negócios. Saber qual o caminho a seguir. Ter apoio de pessoas que saibam como criar um negócio, etc. E o teu medo aos poucos vai diminuindo até desaparecer.
Nós vamos ter sempre medos, faz parte da vida e até é bom que assim seja. Mas não devemos deixar que o medo nos impeça de avançar ou de fazer algo que gostamos. Há várias formas de darmos a “volta” ao medo. E se não consegues sozinha, pede ajuda!
Conta-me, qual o teu medo? Que técnicas usas para combatê-lo?






Eu tenho medo de não conseguir clientes.